quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ridley Scott, Youtube e um mega documentário II



Há alguns meses eu escrevi aqui sobre o mega documentário colaborativo que estava sendo produzido por Ridley Scott. Pra quem não lembra do que se trata, Ridley Scott, em parceria com o diretor Kevin Macdonald e o Youtube desenvolveram o projeto "A vida em um dia", um documentário feito com vídeos caseiros, enviados pelos usuários do Youtube, gravados numa determinada data e mês desse ano. A ideia é montar um filme que mostre como estava o mundo nesse dia.

O filme, claro, ainda não está pronto, mas já está sendo montado por Kevin Macdolnald e o mais legal é que a gente já pode ver alguns dos mais de 80.000 vídeos, de 197 países, que foram enviados para o projeto, no canal A vida em um dia. Dei uma espiadinha e vi registros de momentos engraçados, fofinhos e até meio chatos. A ideia é massa e já que o filme só será lançado em janeiro de 2011, no Sundance Film Festival e no Youtube, vale a pena acessar o site e ver um pouco do que estava acontecendo no mundo no dia 24 de julho de 2010.
.
.

Mais de fotografia

Como eu já disse antes, amo fotografia. Essa encontrei na página da Ímã Foto Galeria, no Facebook. As informações sobre o fotógrafo e a foto que estávam na página da galeria você confere abaixo.



"Eldorado do Jumá, Amazonas, Brasil - 2007

"Esta fotografia faz parte de um projeto pessoal. Em 2007, a notícia que se tinha era que este garimpo de ouro, localizado na cidade de Apuí -AM era o maior garimpo na região Amazônica desde a época de Serra Pelada, no Pará. Convivi com os garimpeiros, durante 10 dias; dividindo a cabana com eles;fotografando o cotidiano no garimpo." Apu Gomes


O mineiro Luiz Carlos Gomes chegou em São Paulo com sua família ainda criança. Hoje aos 26 como anos, é conhecido como Apu Gomes, repórter fotográfico da Folha de São Paulo. No começo Apu Gomes trabalhou como motoboy, mesmo assim, sempre andava com sua câmera a tiracolo, clicando cenas da cidade. Trabalhando nesta agência de motoboy, ele conheceu diversos profissionais, tal como diretores de arte e fotógrafos. Em certa ocasião, o fotógrafo separou algumas fotografias e levou para a agência. “Olha aqui! Eu também fotografo!”, disse Apu. A partir de então, o fotógrafo Guto Lima começou a ajudá - lo com algumas dicas. Aconselhou-o a comprar uma câmera nova e o fotógrafo Guto Lima não queria que Apu ficasse nas ruas como motoboy, mas dentro da agência, especificamente dentro do estúdio, como assistente deste fotógrafo.
Adicionar uma legenda
Foto do dia 28 de setembro Apu Gomes

.
.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escada rolante do Homer

Essa talvez não seja novidade para algumas pessoas, mas eu mega curti e vale para quem também não viu. A publicidade aconteceu em 2007 para promover Os Simpsons - O filme - e Homer deve ter se realizado com tantas rosquinhas para ele. :)



.
.

Imagem é tudo. E mais um pouco.

Eu amo fotografia. E adoro ver imagens que me causem algum tipo de emoção ou que me mostrem detalhes sobre a cultura de uma determinada região. E isso acontece quando a imagem ultrapassa a teoria de ser o espalho do real e reflete, não apenas o espaço e tempo fotografados como a visão de quem fotografa, como uma construção do real feita a partir de intevenções da máquina e de quem a manuseia, conforme defende Jacques Aumont, e é aí que a imagem se torna fascinante.

E hoje, passeando pelo Último Segundo, vi umas fotos incríveis que mostram cenas do conflito entre judeus e palestinos. E são incríveis porque retratam de maneira única o sofrimento das pessoas que vivem em conflito na região da Cisjordânia e em Israel e detalha a cultura de dois povos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes.


Foto: Darren Whiteside/REUTERS

Essa foto mostra, entre uma fresta do muro que divide a Cisjordânia de Israel, mulheres palestinas e crianças tentando atravessar o bloqueio rumo à Jerusalem.


Foto: Sebastian Scheiner/AP Photo

Jovem palestino em confronto com policiais israelenses, em Jerusalém.



Foto: Muhammed Muheisen/AP Photo

Crianças palestinas, em uma ruela do campo de refugiados "Al-Amari" durante o segundo dia do Eid al-Fitr, que marca o final do mês de jejum muçulmano do Ramadã, na cidade de Ramallah. Observem que tem uma arma de brinquedo, no canto esquerdo da imagem, apontada para eles.



Foto: MENAHEM KAHANA/AFP


Judeus envoltos em xales de oração durante a celebração de Sucot, no Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém, em 26 de setembro de 2010. Milhares de judeus fazem a peregrinação à Jerusalém durante o Sucot, que comemora a peregrinação dos judeus pelo deserto após o êxodo do Egito.

Fonte: Imagens e informações do Último Segundo

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um medo, uma saudade e uma alegria

Um dia eu acordei com um medo desgraçado. Daqueles que toma conta do corpo inteiro, quase paralisante. Abri os olhos e me vi em outra vida. Uma que eu imaginava que ia demorar pra chegar mas, naquela manhã, chegou.
A vontade de não levantar da cama, não abrir os olhos e não me mexer era irresistível mas... Abri os olhos, me mexi e enfim, levantei. Fui até a cozinha, fiz café, sanduíche, lavei umas louças e ganhei um beijo básico, de rotina. Coloquei as contas na bolsa e fui para o que chamam de emprego – um lugar que você vai todo dia exercer determidada função em troca de dinheiro que (nem sempre) paga as contas que você botou na bolsa.

No caminho passei na frente de um colégio onde vários estudantes chegavam para a aula e me veio a sensação boa de quando eu também ia ao colégio, encontrava meus amigos, marcava a festa do final de semana e reclamava das provas, trabalhos e... Opa, acho que agora sim tô de volta a minha vida, e lembrei de um papo do ontem:
- Você vai na festa?
- Vou, mas tô em dúvida com que roupa. Amiga você não quer ir lá pra casa e levar umas coisas suas pra a gente ver o que vai usar?
- Vou sim. Mas já sei mais ou menos o que vestir. Sua mãe vai deixar a gente lá?
- Não, eu disse que o pai de Lú vai.
- E vai?
- Não (risos). A gente dá um jeito, é perto, a gente vai e volta andando porque o dinheiro que eu tinha gastei ontem na cantina.
- Então tá. Também tô de baixa

De baixa? Eu dizia isso ontem? Ok, continuando...

- Acho que vai tá o craudi todo por lá, sabia?
- É vai ser massa, sempre que a gente vai na roubada é massa.
- É mesmo. Cara, às vezes eu fico pensando, como será que vai ser quando eu tiver, sei lá, uns trinta, trinta e poucos anos?. Será que a gente vai gostar das mesmas coisas? Enfim, sei lá, fiquei viajando nisso hoje...
- Cara, num sei. Mas espero que a gente não vire aqueles coroas chatos, tá ligada? Não acreditei quando seu tio disse que gostava de carnaval e agora não tem mais saco de brincar os quatro dias...

Oi? Craudi? Roubada? Coroa aos 30? De repente aquela doce sensação de ter voltado a minha vida deu lugar a uma outra coisa chamada saudade, daquilo já vivido, do já passado, do engraçado, do que não volta e, de certa forma, que bom que não volta.
E o medo deixou de ser quando olhei o hoje e percebi com alívio, e gratidão ao passado, que aquele dia que minha amiga e eu imaginávamos como seria, chegou naquela manhã e eu estava na verdade feliz.

E por falar em feliz o carnaval vem aí, pra ser sincera daqui a alguns meses mas acho que já vou combinar, né?:
- Alô, amiga? Tu já sabe o que vai fazer no carnaval?
- Num sei, mas tô pensando em brincar só no sábado e viajar nos outros dias, uma praia de repente, pensei em juntar o galera, o que você acha? Num tô muito afim de brincar todos os dias não.
- É, eu também não. Então, massa, eu topo, pode me incluir na viagem. bjss

domingo, 12 de setembro de 2010

Presidenciáveis debatem em Recife



Informações do Jornal do Commercio

De maneira inédita, a TV Jornal realiza no próximo dia 20, a partir das 21h20, direto do auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), um debate com os candidatos à Presidência da República. A emissora terá como base o padrão norte-americano ao realizar uma discussão em torno de um único tema: a Região Nordeste. Na mesma semana, no dia 23, logo após o horário político gratuito, será a vez dos postulantes ao governo de Pernambuco debaterem temáticas relativas aos interesses dos pernambucanos.

No primeiro confronto, produzido pela TV Jornal e retransmitido ao vivo por dez emissoras afiliadas ao SBT no Nordeste, distribuídas em oito Estados, a mediação será feita pelo jornalista do SBT, Carlos Nascimento. O público estimado que vai acompanhar o debate presidencial é de 40 milhões de pessoas. Na ocasião, serão abordados temas como o desenvolvimento social e econômico, geração de empregos, infraestrutura, distribuição de renda, saúde, educação e segurança na Região Nordeste. Até a última sexta-feira, dia 10, confirmaram participação os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). A candidata pelo PT, Dilma Rouseff, não confirmou presença.
.
.