terça-feira, 28 de setembro de 2010

Imagem é tudo. E mais um pouco.

Eu amo fotografia. E adoro ver imagens que me causem algum tipo de emoção ou que me mostrem detalhes sobre a cultura de uma determinada região. E isso acontece quando a imagem ultrapassa a teoria de ser o espalho do real e reflete, não apenas o espaço e tempo fotografados como a visão de quem fotografa, como uma construção do real feita a partir de intevenções da máquina e de quem a manuseia, conforme defende Jacques Aumont, e é aí que a imagem se torna fascinante.

E hoje, passeando pelo Último Segundo, vi umas fotos incríveis que mostram cenas do conflito entre judeus e palestinos. E são incríveis porque retratam de maneira única o sofrimento das pessoas que vivem em conflito na região da Cisjordânia e em Israel e detalha a cultura de dois povos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes.


Foto: Darren Whiteside/REUTERS

Essa foto mostra, entre uma fresta do muro que divide a Cisjordânia de Israel, mulheres palestinas e crianças tentando atravessar o bloqueio rumo à Jerusalem.


Foto: Sebastian Scheiner/AP Photo

Jovem palestino em confronto com policiais israelenses, em Jerusalém.



Foto: Muhammed Muheisen/AP Photo

Crianças palestinas, em uma ruela do campo de refugiados "Al-Amari" durante o segundo dia do Eid al-Fitr, que marca o final do mês de jejum muçulmano do Ramadã, na cidade de Ramallah. Observem que tem uma arma de brinquedo, no canto esquerdo da imagem, apontada para eles.



Foto: MENAHEM KAHANA/AFP


Judeus envoltos em xales de oração durante a celebração de Sucot, no Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém, em 26 de setembro de 2010. Milhares de judeus fazem a peregrinação à Jerusalém durante o Sucot, que comemora a peregrinação dos judeus pelo deserto após o êxodo do Egito.

Fonte: Imagens e informações do Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário